Perguntaram ao Dalai Lama:  "O que mais o surpreende na Humanidade?"

E ele respondeu:  "Os homens...porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer...e morrem como se nunca tivessem vivido."

 

Em 1922, após criar o Sistema de Cura Reiki, que define como "um método para libertar o corpo e a mente", Mikao Usui funda a primeira associação de Reiki: a Usui Reiki Ryoho Gakkai.

 

                                       Define Cinco Principios Espirituais do Reiki

                                                      Hoje não te preocupes

                                                         Hoje não te irrites

                                      Hoje, respeita os teus pais, mestres e anciãos

                                              Hoje ganha a tua vida honestamente

                                         Hoje respeita todas as coisas vivas da Vida

 

 

Todos os princípios estão focados na palavra "hoje". De facto, qualquer ensinamento espiritual indica que o ser humano só será verdadeiramente feliz se viver apenas no momento presente. Só podemos influenciar o rumo da nossa vida no "aqui" e no "agora", porque o passado já não existe e o futuro é o resultado do presente. No entanto, desperdiçamos muita da nossa energia a sofrer com sentimentos negativos do passado e a ansiar pelo futuro. Deixamos assim de ter espaço para o mais importante: Viver o Presente.

 

"Hoje não te preocupes"

Preocuparmo-nos é sofrer por antecipação, é a "pré" "ocupação", ou seja, ocuparmos o nosso tempo com pensamentos pouco saudáveis àcerca de situações temidas, que na maior parte dos casos nem chegam a acontecer. Ao confiar que existe um propósito divino em tudo, libertamos a nossa mente do lixo psicológico com que as preocupações nos "poluem".

 

"Hoje não te irrites"

A raiva é uma emoção negativa que bloqueia o amor e enfraquece a nossa vitalidade. Desgastamo-nos com a raiva, gerando bloqueios energéticos que nos afastam da felicidade. Esquecemo-nos com frequência que só o amor nos dá o poder de mudarmos as nossas vidas.

 

"Hoje, respeita os teus pais, mestres e anciãos" 

Tendemos a dar mais valor ao que perdemos do que àquilo que temos. Queixamo-nos mais do que agradecemos. Ao reprogramar estes padrões mentais negativos, permitimos que a abundância flua naturalmente na nossa vida. A gratidão e o reconhecimento geram abundância.

 

"Hoje ganha a tua vida honestamente"

Ser honesto é antes de mais sermos verdadeiros connosco próprios. Se formos honestos connosco próprios podemos compreender e aceitar as aprendizagens que a vida nos traz, encarando cada obstáculo como um desafio e cada erro como uma oportunidade de aperfeiçoarmos as nossas aptidões.

 

"Hoje respeita todas as coisas vivas da vida"

Todas as formas de Vida têm origem na mesma Fonte. Por isso há uma ligação estreita entre o Homem e a Natureza. Fazemos parte de um Todo Universal com o qual, consciente ou inconscientemente, comunicamos através do nosso campo energético. A nossa alegria e a nossa tristeza reflectem-se no mundo que nos rodeia, assim como o bem ou o mal dos outros seres vivos -quer sejam humanos, animais, ou vegetais- se espelha nas nossas vidas.