Compreensivelmente, as pessoas temem aquilo que não conhecem. Ficam, por isso, nervosas face a tudo aquilo que o transe hipnótico pode envolver. Um aspecto geral que os hipnoterapeutas procuram tornar claro aos seus pacientes é que o transe é um estado natural, pelo qual passamos todos os dias, por exemplo ao adormecer ou ao acordar. Existem, contudo, alguns medos mais específicos que as pessoas sentem face à hipnose.

 

Posso ser hipnotizado contra a minha vontade?

A opinião geralmente aceite entre especialistas e praticantes é que ninguém pode ser hipnotizado contra a sua vontade.

 

E o que acontece durante o transe?

A maioria dos hipnoterapeutas concorda que ninguém pode ser obrigado a fazer ou a dizer algo contra a sua moral e as suas convicções fundamentais. Referem, por isso, que para operar uma alteração do comportamento inconsciente é necessário desejar fazê-lo. Por exemplo, se não quiser realmente deixar de fumar é improvável que umas quantas sessões de hipnose venham alterar este comportamento. O subconsciente reflecte as suas convicções fundamentais.

 

A hipnose é anticristã?

Existem cristãos que acreditam que a hipnose é uma prática do oculto e que, por isso, deve ser evitada. Os praticantes contrapõem  que em hipnose se utiliza um estado que ocorre naturalmente, como parte de uma terapia, para ajudar as pessoas. Não é, por isso, anticristã nem pró-cristã, é apenas uma técnica médica natural que parece funcionar.                                        

Muitos cristãos praticam a hipnoterapia e recebem tratamento por hipnoterapia sem se sentirem preocupados com isso. O mesmo se aplica a outros credos. Uma fé religiosa profundamente enraizada não pode ser afectada pela hipnose, a menos que a própria pessoa assim o deseje.

 

Posso ficar «preso» no transe?

Não. Após centenas de anos de prática, não existe qualquer relato deste tipo. Sob hipnose a pessoa está completamente consciente e se o edifício em que se encontra durante a sessão começasse a arder ou se ocorresse um tremor de terra sairia muito rapidamente do transe. Em ultima analise, a sua mente controla a situação.

 

Será que sou demasiado inteligente?

Provas demonstram que as pessoas inteligentes são tão susceptíveis à hipnose como quaisquer outras. Alguns hipnoterapeutas acreditam mesmo que uma elevada inteligência pode, de facto, ajudar a colocar a pessoa em transe.

 

Será que vai resultar no meu caso?

Milton Erickson acreditava que qualquer pessoa pode ser hipnotizada. Se a hipnose pode, efectivamente, ajudar a mudar os hábitos ou o comportamento, vai depender de vários factores: a perícia do hipnoterapeuta, a empatia entre o hipnoterapeuta e o paciente, a convicção de que vai resultar, o desejo de mudança e o poder da imaginação do paciente. Resumindo, vai resultar se a pessoa o quiser.