"A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a voracidade de todos."     Mahatma Gandhi

 

O Reiki funciona pelo fluir da Energia Vital pelo Campo Energético Humano. Este campo é composto por:

  •  Chakras -centros energéticos:

  •  Merdidianos-canais energéticos;

  •  Nadis - ligações entre os chakras e os meridianos;

  •  Aura - campo de energia que envolve o corpo físico.

Os chakras são centros de energia do corpo subtil do ser humano. A palavra chakra é de origem indiana, deriva do sânscrito e significa “círculo ou roda”. São centros de energia subtil que recebem e emitem energia nos níveis necessários, de forma a regular o funcionamento de orgãos e glândulas do corpo físico, com as correspondentes repercussões nos corpos mental e emocional. É através deles que se efectuam as trocas de energia vital entre o nosso organismo e o Universo, condicionando o nosso equilíbrio e bem-estar geral. 

 

Sete Chakras Principais

O 1º e o 7º chakras abrem-se verticalmente; do 2º ao 6º abrem-se na horizontal, abrangendo a parte da frente e a  parte de trás do corpo.  

Os três chakras inferiores do corpo recebem energias da terra, sendo considerados de polaridade feminina, Yin ou negativa; os três chakras superiores assimilam as energias do céu., sendo considerados de polaridade masculina, Yang ou positiva. O chakra cardíaco é de polaridade neutra, é o lugar de encontro de todos os outros seis.

Cada um dos sete chakras principais está associado a uma cor, a uma nota musical, a um elemento e a uma determinada glândula que gere orgãos e funções mentais associadas. Cada um destes chakras reflecte ainda um estágio particular do nosso desenvolvimento como seres humanos, desde o modo como nos relacionamos com os outros e connosco próprios até à nossa conexão com o divino e com a espiritualidade em geral.

 

Chakras Secundários

São dez, distribuindo-se pelas palmas das mãos, plantas dos pés, ombros, cotovelos e joelhos.

 

Chakras Menores 

São milhares, estão espalhados por todo o corpo e as suas funções são múltiplas Há ainda milhares de chacras menores por todo o corpo e as suas funções são múltiplas.

 

Meridianos

São canais que direccionam a energia vital dos e para os chakras, formando, com o auxílio dos nadis, um complexo sistema de circulação energética. Existem aos pares, envolvendo os chakras, assim como cada glândula, orgão e célula. Cada par de meridianos garante o fluir das energias Yin e Yang, entrelaçando-se em direccções tão opostas e complementares como são estas energias feminina e masculina.

O canal Central Principal - Canal Sushumma-é o grande reservatório de energia ao longo do qual se localizam os chakras, situado verticalmente ao longo da coluna verterbral. Dos múltiplos meridianos destacam-se aqueles que serpenteiam o Canal Sushumma, denominados Canal de Concepção, portador da energia Yin, e Canal Governador, que rege a energia Yang. O Yin flui de modo descendente na parte da frente do corpo através do Canal de Concepção. Pelo Canal de Concepção o Yang flui de modo ascendente na parte de trás do corpo.

 

Aura

A aura envolve o corpo humano, tendo a mesma configuração do corpo físico. Reflecte o nosso estado físico, mental, espiritual e emocional. A sua textura e cor difere consoante a consciência e o nível evolutivo de cada um de nós, alterando-se também em função do nosso estado de saúde, dos nossos pensamentos e sentimentos.

A aura é composta por sete camadas distintas, cada uma delas associada a cada um dos sete chakras principais. Tal como os três chakras inferiores, as três primeiras camadas estão associadas ao mundo físico. As três camadas superiores ligam-se ao mundo espiritual, à semelhança dos três chakras superiores. A quarta camada, por sua vez, estabelece o ponto de equilíbrio entre as restantes camadas áuricas, tal como o quarto chakra -o cardíaco- liga os chakras superiores aos inferiores.