O Método de Cura Reiki foi descoberto por Mikao Usui no início do século XX. Quando os resultados dos seus estudos chegaram a Portugal, no final dos anos 80, a sua história surgiu envolta em mistério. 

 

Conta-se que o Dr. Mikao Usui, nascido em 1865, em Yamagata, era professor numa Universidade Católica, Doshisha, em Kyoto, no Japão. Um dia os seus alunos quiseram saber em que consistia exactamente o fenómeno de cura relatado nas histórias de Jesus, de quem tanto falava. Sem resposta credível,  demitiu-se do cargo que desempenhava e decidiu procurar esses métodos de cura.

  

Frequentou um curso de Teologia na Universidade Católica, e, perante as suas pesquisas infrutíferas, voltou ao Oriente à procura de respostas em vários mosteiros. Estudou os Sutras Tibetanos que se referiam às curas de Jesus Cristo, sem no entanto descortinar nesses textos sagrados a forma de activar e de aplicar esta energia.

 

A conselho do seu Mestre retirou-se para o monte Kurama, montanha sagrada do Japão - e aí permaneceu em meditação e jejum durante 21 dias. Na madrugada do último dia  passou por uma experiência mística de iluminação, através da qual lhe foi revelado o método de cura e a maneira de utilizar determinados símbolos para manipular a energia com esse fim. Sentiu todo o poder da Energia Vital Universal a emergir na sua cabeça, a espalhar-se pelo seu corpo e a fluir pelas suas mãos. Neste despertar espiritual Mikao Usui sentiu-se em perfeita união com o Universo.  Assim nasceu o sistema Usui de Reiki.

 

Em 1922, em Tóquio, o Dr. Mikao Usui fundou a primeira associação e escola de Reiki, a que chamou Usui Reiki Ryoho Gakkai. Oferecia tratamentos e o ensino deste método de cura denominado Ryoho. Esta associação continua activa e é hoje presidida pelo Sr. Kimioko Koyama.

MiKao Usui fundou uma outra escola em 1925 e percorreu o país com o intuito de espalhar os ensinamentos de Reiki. Quando morreu, em 1926, deixou mais de 2000 alunos, entre os quais cerca de 20 receberam o grau de Mestre.

                                       

Um desses Mestres era o Dr. Chujiro Hayashi, nascido em Tóquio em 1879. Médico e antigo Comandante da Marinha Imperial Japonesa, Chujiro abriu uma clínica em Tóquio e fundou a escola Hayashi Shiki Reiki Ryoho. Tendo alterado e desenvolvido o sistema criado por Mikao Usui, deixou toda a informação registada num manual que era dado aos seus alunos.

 

Hawayo Takata, filha de emigrantes japoneses nascida em 1900 no Hawai, procurou a clínica do Dr. Chujiro devido a um tumor abdominal. Tendo sido curada, pediu ao Dr. Chujiro que lhe ensinasse o método antes de regressar ao Hawai. Regressando a casa, a Sra. Takata foi acompanahda pelo seu Mestre que a ajudou a implementar o Reiki nos EUA. Ela foi a primeira pessoa no mundo ocidental a receber o grau de Mestre.

Quando a Sra Takata morreu, em 1980, deixou cerca de 22 Mestres de Reiki.

 

Foi devido à Segunda Guerra Mundial que o Reiki se dividiu em duas correntes: uma que se desenvolveu a partir dos ensinamentos da Sra.Takata e se dirige ao mundo ocidental e outra que se manteve silenciada no mundo oriental. A linha que chegou até nós, vinda a partir do Dr. Chujiro e transmitida pela Sra.Takata, passou por alterações várias. Tornou-se no entanto num sistema mais prático, baseado em técnicas simples de imposição de mãos.

Hoje e cada vez mais os dois métodos -Ocidente e Oriente- se conciliam e unem. A Energia Reiki - A Força Vital Universal- é a mesma em todos os lugares, não descriminando, raças, sexos, idades, culturas, filosofias de vida ou religiões.

 

Em 1988 o Reiki chegou a Portugal através de alguns Mestres alemães e holandeses. Os primeiros mestres de nacionalidade portuguesa apareceram em Portugal em 1994, sendo ainda residentes no estrangeiro. Foi só em 1996 que o Reiki se desenvolveu entre nós, pela mão dos primeiros mestres residentes em Portugal.