"Sê a mudança que queres ver no mundo"             Dalai Lama

 

Para saber como a hipnose funciona é importante compreender a distinção entre dois estados diferentes da nossa mente: a consciente e a inconsciente.É através da mente consciente que participamos na vida diária, que usamos a razão e a lógica. A mente consciente é governada pela metade esquerda do cérebro, funcionando assim de uma forma predominantemente verbal e racional.

 

A mente inconsciente, governada pela metade direita do cérebro, é predominantemente visual e intuitiva. Regula o sistema nervoso autónomo, que, por sua vez, dirige as funções involuntárias do corpo, mantendo o coração a bater, o sangue a circular e os pulmões a respirar. A mente inconsciente constitui também o repositório de todos os pensamentos, memórias e emoções. Está constantemente ciente de todas as sensações e pensamentos, apesar de a mente consciente estar ciente de apenas uma pequeníssima fracção destes.

 

Os nossos hábitos e padrões de comportamento residem na mente inconsciente. Nem sempre estamos cientes da razão pela qual reagimos da forma que o fazemos a determinados acontecimentos; apenas sabemos que reagimos. É a mente inconsciente que governa essas reacções, baseada na informação e nas emoções que  tem armazenadas. A mente inconsciente sustenta a nossa visão da realidade e reúne as experiências que, juntamente com os genes, determinam a nossa personalidade.

 

A mente inconsciente pode ser vista como um computador, que grava todas as nossas experiências passadas, pensamentos e emoções. É como se, através deste reservatório de informação, criasse programas que nos condicionam a pensar e a agir de determinada forma. Ás vezes estes "programas" são úteis para os nossos objectivos conscientes, outras vezes não. Por exemplo, uma pessoa pode sentir-se completamente confiante ao falar em público, enquanto outra pode corar intensamente só ao pensar nisso, embora racionalmente não haja qualquer razão para se preocupar. Nestes dois casos as suas mentes inconscientes estão apenas a operar programas diferentes. Para reprogramar a mente, o hipnoterapeuta tem, assim, de comunicar directamente com a mente inconsciente. No entanto, o hipnoterapeuta não controla a mente inconsciente. Por mais profundo que seja o transe, todo o processo do estado hipnótico é supervisionado por uma parte da mente que sabe o que se está a passar - " o observador escondido" , que está sempre presente.